Mc. 11.22,23
Eu fiu pregar numa determindada igreja a convite, quando no fim do culto o pastor daquela igreja começou a oferecer um pequeno frasco de oleo ungido, por uma oferta de cinco reais, para assim que você chegasse em casa ungisse as paredes de sua casa com óleo, espantando assim toda possivel maldição que estivesse alojada naquele lugar.
Certa feita eu estava ouvindo um determindado programa de rádio quando o pastor daquela igreja disse: o mês de agosto é o mês do desgosto. Então, disse o pastor, se vocÊ não quiser que sua vida seja tomada de desgosto venha para a camapanha X a fim de espanatar todo desgosto do mês de agosto.
Certa feita, quando ainda um neofito, reunido num grupo de irmão para orarmos. Alguém seugeriu que contassemos nossos pedidos de oração. Neste ínterin, um dos ismãos que estava no grupo pediu a palavra e disse: não é bom que falemos em voz alta os nossos pedidos de oração, pois o diabo pode ouvir, e, assim, interceptar as bençãos de Deus para nós .
1. Bem, estes exemplos que citei para vocês, são apenas alguns exemplos intrigantes que demonstram o quanto estamos sendo bombardeados por todos os lados como praticas religiosas, que no fundo nos deixam em duvidas.
Até que ponto elas são práticas de uma fé bíblica, ou até que ponto elas não passam de meras crendices populares?
O caso Mauricio com sua cruz de palha dentro da agenda.
Até que ponto eu posso saber que:
a) Uma fitinha amarrada no meu braço pode me proteger de toda sorte de males?
b) Um pé de coelho me traz prosperidade de fato?
c) Uma medalhinha no pescoço me traz sorte?
d) Um copo cheio de sal grosso posto por trás da porta do meu comércio me trará bons negócios?
Tudo isso tem fundamento bíblico, ou se fundamenta nas crendices apanhadas no meio do populacho?
Será, será mesmo que:
a) Se eu quando for orar e o diabo souber do meu pedido de oração, ele impedirá Deus de me abençoar?
b) Se eu trouxer um frasco cheio de óleo ungido para casa e melar as paredes e as portas com óleo, toda maldição é espantada dali?
c) Se um crente consegue neutralizar as forças do diabo quando ele diz “ta amarrado”, “ta queimado”?
d) O mês de agosto é o mês do desgosto?
2. Porque o problema do cristianismo atual, é que parece que ele não pode subsistir sem uma fé que seja concreta, tangível, palpável.
3. Para muitos a fé só é real e segura, se estiver materializada em alguma coisa.
4. Não é ato que temos inúmeras igrejas distribuindo:
a) Sabonete ungido para quando você tomar banho levar embora toda possível doença ou maldição financeira;
b) Perfume ungido para quando a pessoa que você está apaixonado lhe cheirar ela se apaixonar por você;
c) Rosa ungida para espantar mal olhado sobre sua casa;
d) Derramando sal grosso no púlpito para quando você passar por cima sair abençoado no outro lado;
e) Lenço consagrado, toalha suada com o suor do apóstolo que cura instantaneamente.
Num desses dias atrás tinha um certo homem de chapéu na TV vendendo gotas de seu suor em pequenos frascos, para que as pessoas fossem curadas só pelo passar do suor do homem de chapéu no lugar enfermo.
Até que ponto em nome de Deus e das Escrituras, tais praticas tem alguma base sólida nas paginas da Bíblia Sagrada?
5. Sim, é verdade que em:
- Jo. 9.6 - Jesus fez lodo com saliva e terra e aplicou nos olhos do cego e o mesmo ficou curado.
- At. 5.15 – A sombra de Pedro curou os enfermos que estavam na calçada.
- At. 19.12 – Os lenços e aventais de Paulo curavam os enfermos e expulsavam os demônios.
- At. 16.25 – Por volta da meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus na prisão, e Deus os libertou por meio de um terremoto.
Num desses dias o Pr. estava na rádio chamando o povo para orar na campanha da meia-noite, porque foi a meia-noite que Paulo e Silas oraram e Deus ouviu a oração deles. Então, você tem mais chances de ser ouvido por Deus se orar a meia-noite do que em qualquer outra hora.
6. Ora, essas práticas não são regras normativas para igreja, nem dos pais apostólicos e nem de qualquer outro tempo.
7. São apenas relatos históricos, não regras de como a igreja deve curar seus enfermos.
8. Portanto, é necessário estarmos conscientes e lúcidos das nossas práticas religiosas e perceber se elas se coadunam com o testemunho do evangelho, ou se não passam de meras crendices populares.
Por que razão, saber disso, é tão relevante para nós hoje?
9. Porque ao longo desses últimos 30 anos, a igreja e a sociedade brasileira tem sido atacadas fulminantemente com práticas religiosas que assustam e matam.
10. São crendices populares travestidas de fé bíblica.
11. Práticas que eram marcas exclusivas do espiritismo, das religiões afro-ameríndias, agora estão sendo praticadas nos púlpitos de igrejas que se dizem evangélicas.
12. E isto, quando não bem discernido, é um perigo espiritual letal.
13. Muita gente está presa nas malhas do engano religioso, porque não conseguem discernir a diferença que há entre uma coisa e outra.
14. Há uma confusão generalizada em nosso tempo sobre o que é fé cristã e crendice popular.
15. Portanto, devemos sim, com certa urgência examinar nossa fé e buscar saber se ela é a fé bíblica ou se é uma crendice travestida de fé evangélica.
Então, como eu posso discernir uma da outra?
Como posso saber se minha fé tem o respaldo bíblico de uma fé sadia ou se a mesma não passa de uma mera crendice popular?
16. Bem, lançando mão de dos recursos que a palavra de Deus nos fornece.
17. Devemos fazer de duas formas.
1) Precisamos entender o porquê da leitura de Mc. 11, que tipo de fé Jesus está instigando ali e até onde o texto dá alguma base para crendices.
1. Então. O motivo de lermos o texto de Mc. 11, vem do fato de que os versos que lemos são os que mais sofrem interpretações abusivas no intuito de fundamentar praticas religiosas das mais estranhas em nome da fé.
V. 22,23
2. Um dos pais do “Movimento da Fé”, Kenneth Kopeland, nos EUA, editou uma bíblia de referencia onde o v.22 tem uma leitura alternativa; que ao invés do texto dizer “tende fé em Deus”, sua tradução diz: “tenham a fé de Deus”.
Fé de Deus? E Deus tem fé?
3. Homens como Kenneth Hagin, Frederick Price, Charles Capps e R. R. Soares no Brasil, concordam com essa tradução.
4. O que eles estão querendo dizer é que Deus precisou exercitar um certo tipo de fé para criar todas as coisas. Deus usou sua fé para criar o universo.
5. Quando Deus disse: “haja luz”, Deus disse isso com tanta fé, que no poder da fé a luz veio a existência.
6. Ou seja, sem esta fé, Deus nada poderia fazer. Portanto, nós precisamos ter dessa mesma fé que Deus tem e precisou para chamar a existência o que não existe.
7. Ora, isso é antibíblico por duas razões:
1) “Tende fé EM Deus” trata-se no grego um genitivo objetivo. Ou seja, Deus não é o sujeito da fé (fé de Deus), mas o objeto da (fé em Deus).
2) Se Deus tivesse de exercer fé, claro que teria de depender de alguma coisa fora de si mesmo na qual pudesse apoiar sua fé para obter conhecimento ou poder.
O que a Bíblia diz sobre isso?
2 Sm. 7.22
Sl. 89.6
Is. 40.18,25
8. Resultado: Deus não pode exercer fé como nós, porque na há ninguém além dEle.
9. Portanto, essa tradução de Copelland é anti-bíblica, perigosa e deve ser rejeitada.
10. Outro caso curioso é o de Kenneth Hagin quando ele vai interpretar o V.23 de Mc.11. Pois ele diz que devemos notar duas coisas no verso, ele diz:
“Note duas coisas sobre este versículo: (1) não duvidar em seu coração; (2) crê que se fará o que diz. Uma outra maneira de dizer isto é: ‘tenha fé em sua própria fé... Crer que se fará o que diz é ter fé em sua própria fé”.
11. Hagin diz que numa revelação o próprio Jesus, em pessoa, lhe entregou a formula da fé para ser abençoado.
12. E um dos segredos da formula é decretar o que se quer receber.
13. Decretar significa produzir a realidade, ou trazer a existência o que não existe.
14. A partir dessa interpretação, a base de Confissão Positiva e do Pensamento Positivo, advindos de Napoleon Hill, surgiu à idéia de decretar a benção, profetizar sobre a vida dos outros, ministrar uma palavra de vitória etc.
Será se é isso mesmo que o texto está querendo dizer?
Será que fé aqui é a fé na fé e não em Deus?
O que será que Jesus quis dizer com fé que transporta montanhas?
15. Quando Jesus instigou seus discípulos a terem fé em Deus, foi dentro do seguinte contexto.
16. Ele esteve dois dias antes em Jerusalém, e de lá desceu para Betânia.
17. Na manhã seguinte, tomando o caminho de volta para Jerusalém, a Bíblia que no trajeto Ele “teve fome”.
V.12-15a
18. À tarde, depois de expulsar os cambistas do templo e relembrá-los qual o propósito daquela casa, Ele sai novamente de Jerusalém.
19. Bem cedinho no outro dia, de volta a Jerusalém, seus discípulos são tomados de assombro quando vêem a situação da figueira que Jesus amaldiçoou e dizem:
V. 20-23
Então, o quê que Jesus está dizendo aqui?
20. Ora, não podemos entender outra coisa das palavras de Jesus, que não seja em termos bem simples, o seguinte:
“Se você tem fé em Deus, aquilo que é impossível a seu braço realizar, passa a ser possível, não por causa da fé em si mesma, mas por causa do braço do Deus Todo-Poderoso em quem você crê”.
21. Porque a fé em si mesma, não tem nenhum poder poder, ela só tem sentido e eficacia quando posta em alguém exterior e superior.
“Tenham fé em DEUS”, disse Jesus.”
Ryle – “Temos que entender que esta não é a operação da fé para nossa justificação, mas sim a manifestação de uma confiança geral no poder, na sabedoria e na boa vontade de Deus”.
Hb. 11.1,6
22. Pois bem, agora que somos conhecedores do que o texto de Mc. 11 está realmente dizendo, passemos então para nossa segunda consideração da questão.
2) Precisamos considerar alguns particulares que podem nos ajudar a discernir o que fé bíblica de crendice popular na prática.
1. É necessário abordarmos alguns pontos analíticos em busca desse discernimento espiritual. Portanto:
1) Toda prática religiosa que busca resultados sem se preocupar com a legitimidade de seu conteúdo, não é fé bíblica, é crendice popular.
2. Toda pratica religiosa que se preocupa apenas em perguntar se funciona ou dá certo, e não se preocupa em responder se é certo, legitimo ou falso, não pode ser fé bíblica.
3. Porque a preocupação de uma crendice não está em ser legitima ou não, estar em dá resultados ou não.
4. Num desses dias, eu vi duas simpatias uma era para amansar a sogra e a outra pagar dividas que diziam assim:
Ao meio dia de uma segunda-feira de lua minguante, escreva em um papel de seda branco o nome da pessoa e da loja a quem você deve. Coloque-o num formigueiro e diga: “A lua minguante e a minha dívida vai minguar. Minha divida acabará quando as formigas acabarem com este papel”.
Pegue um pedaço de papel, escreva seu nome sobre o da sua sogra e fale por três vezes em voz alta: “Amansa sogra, amansa leão, amansa o teu coração”. Depois dobre o papel e coloque-o debaixo da estante da sala, mas tenha cuidado para ninguém varrer para o lixo.
Ora, como é que eu sei que isso aqui é uma crendice popular?
5. Porque para eu crê nisso aqui, eu tenho que cometer suicido intelectual, anular meus raciocínios, eu tenho que ficar burro.
6. Pois o fato de dá resultado ou não dá resultado não é critério para legitimar a minha fé. Se é fé bíblica ou crendice popular.
Por que eu estou dizendo isso?
7. Porque logo que tais práticas chegaram ao Brasil na década de 50 com a 2° onda pentecostal e nos anos 70 com o neo pentecostalismo.
8. Os grandes líderes da época, acreditavam que tudo aquilo de multidões lotando templos, praças e estádios, era o despontar de um grande avivamento de Deus no país.
9. Eles não questionavam a legitimidade de se fazer campanhas do descarrego, cultos em busca da prosperidade a base de sal grosso, manto ungido, copo com água, rosa ungida.
10. Ele estavam olhando para os resultados e não para o conteúdo, a essência de tudo aquilo.
- Caio Fabio na época, disse em um de seus livros:
“Frequentemente a gente diz que o avivamento virá desta gente que conhece profundamente a Bíblia, e de repente o avivamento começa numa igreja Neopentecostal que só fala sobre cura divina, expulsão de demônios e muito pouco da Bíblia”.
11. Anos mais tarde, ele reconsidera sua afirmação, em suas palestras “Avivamento Total”, já de opinião bastante mudada, ele chama tudo isso de “avivamento a brasileira” definindo-o da seguinte forma:
“Avivamento a brasileira” é aquele avivamento que:
a) Tem muito legalismo, porem não conhece santidade;
b) É cheio de emoção, mas sem nenhuma conseqüência profunda de mudança de vida na existência daquele que se arrepia no culto;
c) É aquele que gosta de manipular o poder de Deus, mas não aceita se submeter ao Deus de poder;
d) É aquele que celebra os números extraordinários dos que entram pela porta da frente, mas que não vê a tragédia dos que estão saindo pelas portas do fundo;
e) É este avivamento que está fazendo a igreja crescer muito, mas sem mudar nada no país. E se ele não se converter em verdadeiro, ele será nossa maior catástrofe em, no máximo, 20 anos.
12. Infelizmente esta profecia tem se cumprido hoje, e o que mais vemos são pessoas correndo desenfreadamente em busca do que dá certo.
13. Se proliferam igrejas em toda esquina do Brasil com o intuito de encher seus cofres apelando marketeiramente para as necessidades mais triviais das pessoas.
14. Ora, em uma campanha com um publico de 5 mil pessoas onde somente 3 dão testemunho que deu certo, não torna a campanha legitima, o contraio é que a tornaria legitima.
15. O nosso problema é que em nome da fé, nós acreditamos em tudo sem questionar nada, achando que tudo é de Deus.
Ora, por que nós não podemos viver correndo atrás de um evangelho de resultados?
R: Porque são estas pessoas que buscam resultados que cairão facilmente nas redes do anticristo.
Dt. 13.1-4
2 Tss. 2.3-19
Ap. 16.14
Mt. 24.23,24
16. Quem busca um evangelho de resultados cairá no laço do diabo, esse é o seu fim.
17. Todavia, quem tem uma fé respaldada na Bíblia Sagrada permanecerá firme para glória de Deus.
“Mas pastor, o sr. não entende, é porque eu amo vê milagres, sinais, maravilhas; onde há milagres eu corro para ver, eu me empolgo com isso, isso me dá fé”.
18. Não faça isso meu irmão, pois está escrito em Mt. 7.22,23:
“Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.
B. B. Warfield – “Cremos num Deus que opera maravilhas, mas numa igreja que opera maravilhas”.
19. Devemos honestamente perguntar:
Por que eu tenho de crê na oração de 318 pastores, ou de fazer a corrente da quebra de maldição hereditária, ou de fazer uma cessão do descarrego, ou de tomar um banho com sal grosso?
20. Se eu sei que na palavra de Deus está escrito em:
Jo. 14.13,14 – “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.
I Jo. 5.18 – “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”.
Rm. 8.31-39
21. O crente bíblico é aquele que no bom senso da palavra diz: “Isso pode funcionar, dá resultado, mas se não bate com Bíblia Sagrada, eu não quero”.
2) Toda prática religiosa que acredita que objeto, lugares e frases tem podeeres espirituais em si mesmos, não é fé bíblica, isso é crendice popular.
22. Toda prática de fé que só se expresse como segura se estiver materializada, incorporada, tangibilizada em:
a) uma imagem de escultura;
b) um sabonete ungido, uma botija;
c) um copo com água em cima do rádio;
d) fitinha amarrada no braço, não pode ser fé bíblica.
Por quê?
23. Porque Deus sempre abominou essa prática em Israel.
Nm. 21.4-9
2 Rs. 18.1- 4
24. Os filhos de Israel passaram a acreditar que a serpente de bronze que Moisés fez no deserto, carregava poderes espirituais em si mesma para curá-los.
25. Isso é crendice popular.
26. Quem tinha tais práticas eram os índios primitivos e os escravos africanos, onde uns adoravam os huacas e outrs prestavam culto aos orixás.
Obs: Os huacas e os orixás são a mesma coisa, seriam para eles qualquer rocha, ou árvore, ou gruta com formas estranhas, “pois ali”, dizimam eles, “moram espíritos super poderosos”.
Um amigo foi a um determinado culto, onde o pastor na hora de orar disse: “Levantem as mãos para o céu, e como num gesto de quem está chamando algo, comecem a dizer: vem dinheiro, vem cura, vem casamento feliz, vem saúde; digam isso repetitivamente e no poder das palavras de vocês todas estas coisas virão sem demora”.
Será se precisamos realmente tangibilizar nossa fé em algum objeto ou forma a fim de chamar a atenção de Deus?
Será se precisamos fazer algum sacrifício de fé a fim de que Deus mova sua bondosa mão em nosso favor?
27. Hoje o que muito se fala dentro das igrejas, é que você tem que fazer algum sacrifício para chamar a atenção de Deus.
Qual será o sacrifício de fé que chama a atenção de Deus?
Sl. 51.16,17
Mc. 12.33
Hb. 13.16
28. Fé bíblica é isso, é viver uma vida piedosa para com Deus e o próximo; amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos é este o sacrifício que tem eficácia no céu.
29. Eu não preciso ficar repetindo frases ou tomando copo com água abençoada, ou trazendo fotos e peças de roupas do meu parente para Deus me responder o clamor. Por que não?
30. Porque eu sei que está escrito em:
Rm. 5.10 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
Sl. 46. 1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”.
Sl. 27. 1-3 “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança”.
Eu disse para o irmão que não queria dizer o pedido de oração: Irmão eu quero é que o diabo saiba mesmo, pois eu sei que quando Deus quer abençoar um filho seu não ninguém no inferno que possa impedir a mão de Deus de agir em meu favor (Is.43.13).
3) Toda prática religiosa cujo resultado final seja o meu bem próprio bem-estar e não a glória de Deus, não é fé bíblica, é crendice popular.
31. Esta é uma armadilha espiritual muito perigosa. Por que?
32. Porque até práticas legitimas como ler a Bíblia, orar, jejuar, vir ao culto, evangelizar pode se tornar em meras crendices populares quando praticadas com o alvo errado, ou seja, nosso próprio bem-estar, a fim de que o nosso nome brilhe, de se dá bem barganhando com Deus.
Um amigo meu fez um voto com Deus de ler a Bíblia todas as noites antes de dormir, até Deus lhe arranjar uma namorada. Isso foi a alguns anos atrás. Resultado: ainda hoje ele está solteiro.
33. Isso é crendice popular, não é fé bíblica.
34. Fé bíblica independe do resultado para glorificar a Deus.
Hc. 3.17-19
35. A fé bíblica só tem um alvo o tempo todo – a glória de Deus.
36. A fé bíblica está calcada no caráter de Deus, em suas doces promessas e em sua glória.
37. Ter todas as orações respondidas e Deus não ser glorificado no final, não pode alegrar o coração d crente fiel.
38. Se oramos: “Deus me ajuda pagar as minhas dívidas”, pensando em primeiro lugar na sua glória; onde ele será glorificado?
39. Deus será glorificado no seu testemunho perante os credores. Isso é fé bíblica.
40. Todos vão ver como você é um homem de Deus e uma mulher de Deus.
Você tem fé bíblica ou uma crendice popular?
41. “Tenham fé em Deus”, esta é a palavra de Deus para nós hoje.
Eu fiu pregar numa determindada igreja a convite, quando no fim do culto o pastor daquela igreja começou a oferecer um pequeno frasco de oleo ungido, por uma oferta de cinco reais, para assim que você chegasse em casa ungisse as paredes de sua casa com óleo, espantando assim toda possivel maldição que estivesse alojada naquele lugar.
Certa feita eu estava ouvindo um determindado programa de rádio quando o pastor daquela igreja disse: o mês de agosto é o mês do desgosto. Então, disse o pastor, se vocÊ não quiser que sua vida seja tomada de desgosto venha para a camapanha X a fim de espanatar todo desgosto do mês de agosto.
Certa feita, quando ainda um neofito, reunido num grupo de irmão para orarmos. Alguém seugeriu que contassemos nossos pedidos de oração. Neste ínterin, um dos ismãos que estava no grupo pediu a palavra e disse: não é bom que falemos em voz alta os nossos pedidos de oração, pois o diabo pode ouvir, e, assim, interceptar as bençãos de Deus para nós .
1. Bem, estes exemplos que citei para vocês, são apenas alguns exemplos intrigantes que demonstram o quanto estamos sendo bombardeados por todos os lados como praticas religiosas, que no fundo nos deixam em duvidas.
Até que ponto elas são práticas de uma fé bíblica, ou até que ponto elas não passam de meras crendices populares?
O caso Mauricio com sua cruz de palha dentro da agenda.
Até que ponto eu posso saber que:
a) Uma fitinha amarrada no meu braço pode me proteger de toda sorte de males?
b) Um pé de coelho me traz prosperidade de fato?
c) Uma medalhinha no pescoço me traz sorte?
d) Um copo cheio de sal grosso posto por trás da porta do meu comércio me trará bons negócios?
Tudo isso tem fundamento bíblico, ou se fundamenta nas crendices apanhadas no meio do populacho?
Será, será mesmo que:
a) Se eu quando for orar e o diabo souber do meu pedido de oração, ele impedirá Deus de me abençoar?
b) Se eu trouxer um frasco cheio de óleo ungido para casa e melar as paredes e as portas com óleo, toda maldição é espantada dali?
c) Se um crente consegue neutralizar as forças do diabo quando ele diz “ta amarrado”, “ta queimado”?
d) O mês de agosto é o mês do desgosto?
2. Porque o problema do cristianismo atual, é que parece que ele não pode subsistir sem uma fé que seja concreta, tangível, palpável.
3. Para muitos a fé só é real e segura, se estiver materializada em alguma coisa.
4. Não é ato que temos inúmeras igrejas distribuindo:
a) Sabonete ungido para quando você tomar banho levar embora toda possível doença ou maldição financeira;
b) Perfume ungido para quando a pessoa que você está apaixonado lhe cheirar ela se apaixonar por você;
c) Rosa ungida para espantar mal olhado sobre sua casa;
d) Derramando sal grosso no púlpito para quando você passar por cima sair abençoado no outro lado;
e) Lenço consagrado, toalha suada com o suor do apóstolo que cura instantaneamente.
Num desses dias atrás tinha um certo homem de chapéu na TV vendendo gotas de seu suor em pequenos frascos, para que as pessoas fossem curadas só pelo passar do suor do homem de chapéu no lugar enfermo.
Até que ponto em nome de Deus e das Escrituras, tais praticas tem alguma base sólida nas paginas da Bíblia Sagrada?
5. Sim, é verdade que em:
- Jo. 9.6 - Jesus fez lodo com saliva e terra e aplicou nos olhos do cego e o mesmo ficou curado.
- At. 5.15 – A sombra de Pedro curou os enfermos que estavam na calçada.
- At. 19.12 – Os lenços e aventais de Paulo curavam os enfermos e expulsavam os demônios.
- At. 16.25 – Por volta da meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus na prisão, e Deus os libertou por meio de um terremoto.
Num desses dias o Pr. estava na rádio chamando o povo para orar na campanha da meia-noite, porque foi a meia-noite que Paulo e Silas oraram e Deus ouviu a oração deles. Então, você tem mais chances de ser ouvido por Deus se orar a meia-noite do que em qualquer outra hora.
6. Ora, essas práticas não são regras normativas para igreja, nem dos pais apostólicos e nem de qualquer outro tempo.
7. São apenas relatos históricos, não regras de como a igreja deve curar seus enfermos.
8. Portanto, é necessário estarmos conscientes e lúcidos das nossas práticas religiosas e perceber se elas se coadunam com o testemunho do evangelho, ou se não passam de meras crendices populares.
Por que razão, saber disso, é tão relevante para nós hoje?
9. Porque ao longo desses últimos 30 anos, a igreja e a sociedade brasileira tem sido atacadas fulminantemente com práticas religiosas que assustam e matam.
10. São crendices populares travestidas de fé bíblica.
11. Práticas que eram marcas exclusivas do espiritismo, das religiões afro-ameríndias, agora estão sendo praticadas nos púlpitos de igrejas que se dizem evangélicas.
12. E isto, quando não bem discernido, é um perigo espiritual letal.
13. Muita gente está presa nas malhas do engano religioso, porque não conseguem discernir a diferença que há entre uma coisa e outra.
14. Há uma confusão generalizada em nosso tempo sobre o que é fé cristã e crendice popular.
15. Portanto, devemos sim, com certa urgência examinar nossa fé e buscar saber se ela é a fé bíblica ou se é uma crendice travestida de fé evangélica.
Então, como eu posso discernir uma da outra?
Como posso saber se minha fé tem o respaldo bíblico de uma fé sadia ou se a mesma não passa de uma mera crendice popular?
16. Bem, lançando mão de dos recursos que a palavra de Deus nos fornece.
17. Devemos fazer de duas formas.
1) Precisamos entender o porquê da leitura de Mc. 11, que tipo de fé Jesus está instigando ali e até onde o texto dá alguma base para crendices.
1. Então. O motivo de lermos o texto de Mc. 11, vem do fato de que os versos que lemos são os que mais sofrem interpretações abusivas no intuito de fundamentar praticas religiosas das mais estranhas em nome da fé.
V. 22,23
2. Um dos pais do “Movimento da Fé”, Kenneth Kopeland, nos EUA, editou uma bíblia de referencia onde o v.22 tem uma leitura alternativa; que ao invés do texto dizer “tende fé em Deus”, sua tradução diz: “tenham a fé de Deus”.
Fé de Deus? E Deus tem fé?
3. Homens como Kenneth Hagin, Frederick Price, Charles Capps e R. R. Soares no Brasil, concordam com essa tradução.
4. O que eles estão querendo dizer é que Deus precisou exercitar um certo tipo de fé para criar todas as coisas. Deus usou sua fé para criar o universo.
5. Quando Deus disse: “haja luz”, Deus disse isso com tanta fé, que no poder da fé a luz veio a existência.
6. Ou seja, sem esta fé, Deus nada poderia fazer. Portanto, nós precisamos ter dessa mesma fé que Deus tem e precisou para chamar a existência o que não existe.
7. Ora, isso é antibíblico por duas razões:
1) “Tende fé EM Deus” trata-se no grego um genitivo objetivo. Ou seja, Deus não é o sujeito da fé (fé de Deus), mas o objeto da (fé em Deus).
2) Se Deus tivesse de exercer fé, claro que teria de depender de alguma coisa fora de si mesmo na qual pudesse apoiar sua fé para obter conhecimento ou poder.
O que a Bíblia diz sobre isso?
2 Sm. 7.22
Sl. 89.6
Is. 40.18,25
8. Resultado: Deus não pode exercer fé como nós, porque na há ninguém além dEle.
9. Portanto, essa tradução de Copelland é anti-bíblica, perigosa e deve ser rejeitada.
10. Outro caso curioso é o de Kenneth Hagin quando ele vai interpretar o V.23 de Mc.11. Pois ele diz que devemos notar duas coisas no verso, ele diz:
“Note duas coisas sobre este versículo: (1) não duvidar em seu coração; (2) crê que se fará o que diz. Uma outra maneira de dizer isto é: ‘tenha fé em sua própria fé... Crer que se fará o que diz é ter fé em sua própria fé”.
11. Hagin diz que numa revelação o próprio Jesus, em pessoa, lhe entregou a formula da fé para ser abençoado.
12. E um dos segredos da formula é decretar o que se quer receber.
13. Decretar significa produzir a realidade, ou trazer a existência o que não existe.
14. A partir dessa interpretação, a base de Confissão Positiva e do Pensamento Positivo, advindos de Napoleon Hill, surgiu à idéia de decretar a benção, profetizar sobre a vida dos outros, ministrar uma palavra de vitória etc.
Será se é isso mesmo que o texto está querendo dizer?
Será que fé aqui é a fé na fé e não em Deus?
O que será que Jesus quis dizer com fé que transporta montanhas?
15. Quando Jesus instigou seus discípulos a terem fé em Deus, foi dentro do seguinte contexto.
16. Ele esteve dois dias antes em Jerusalém, e de lá desceu para Betânia.
17. Na manhã seguinte, tomando o caminho de volta para Jerusalém, a Bíblia que no trajeto Ele “teve fome”.
V.12-15a
18. À tarde, depois de expulsar os cambistas do templo e relembrá-los qual o propósito daquela casa, Ele sai novamente de Jerusalém.
19. Bem cedinho no outro dia, de volta a Jerusalém, seus discípulos são tomados de assombro quando vêem a situação da figueira que Jesus amaldiçoou e dizem:
V. 20-23
Então, o quê que Jesus está dizendo aqui?
20. Ora, não podemos entender outra coisa das palavras de Jesus, que não seja em termos bem simples, o seguinte:
“Se você tem fé em Deus, aquilo que é impossível a seu braço realizar, passa a ser possível, não por causa da fé em si mesma, mas por causa do braço do Deus Todo-Poderoso em quem você crê”.
21. Porque a fé em si mesma, não tem nenhum poder poder, ela só tem sentido e eficacia quando posta em alguém exterior e superior.
“Tenham fé em DEUS”, disse Jesus.”
Ryle – “Temos que entender que esta não é a operação da fé para nossa justificação, mas sim a manifestação de uma confiança geral no poder, na sabedoria e na boa vontade de Deus”.
Hb. 11.1,6
22. Pois bem, agora que somos conhecedores do que o texto de Mc. 11 está realmente dizendo, passemos então para nossa segunda consideração da questão.
2) Precisamos considerar alguns particulares que podem nos ajudar a discernir o que fé bíblica de crendice popular na prática.
1. É necessário abordarmos alguns pontos analíticos em busca desse discernimento espiritual. Portanto:
1) Toda prática religiosa que busca resultados sem se preocupar com a legitimidade de seu conteúdo, não é fé bíblica, é crendice popular.
2. Toda pratica religiosa que se preocupa apenas em perguntar se funciona ou dá certo, e não se preocupa em responder se é certo, legitimo ou falso, não pode ser fé bíblica.
3. Porque a preocupação de uma crendice não está em ser legitima ou não, estar em dá resultados ou não.
4. Num desses dias, eu vi duas simpatias uma era para amansar a sogra e a outra pagar dividas que diziam assim:
Ao meio dia de uma segunda-feira de lua minguante, escreva em um papel de seda branco o nome da pessoa e da loja a quem você deve. Coloque-o num formigueiro e diga: “A lua minguante e a minha dívida vai minguar. Minha divida acabará quando as formigas acabarem com este papel”.
Pegue um pedaço de papel, escreva seu nome sobre o da sua sogra e fale por três vezes em voz alta: “Amansa sogra, amansa leão, amansa o teu coração”. Depois dobre o papel e coloque-o debaixo da estante da sala, mas tenha cuidado para ninguém varrer para o lixo.
Ora, como é que eu sei que isso aqui é uma crendice popular?
5. Porque para eu crê nisso aqui, eu tenho que cometer suicido intelectual, anular meus raciocínios, eu tenho que ficar burro.
6. Pois o fato de dá resultado ou não dá resultado não é critério para legitimar a minha fé. Se é fé bíblica ou crendice popular.
Por que eu estou dizendo isso?
7. Porque logo que tais práticas chegaram ao Brasil na década de 50 com a 2° onda pentecostal e nos anos 70 com o neo pentecostalismo.
8. Os grandes líderes da época, acreditavam que tudo aquilo de multidões lotando templos, praças e estádios, era o despontar de um grande avivamento de Deus no país.
9. Eles não questionavam a legitimidade de se fazer campanhas do descarrego, cultos em busca da prosperidade a base de sal grosso, manto ungido, copo com água, rosa ungida.
10. Ele estavam olhando para os resultados e não para o conteúdo, a essência de tudo aquilo.
- Caio Fabio na época, disse em um de seus livros:
“Frequentemente a gente diz que o avivamento virá desta gente que conhece profundamente a Bíblia, e de repente o avivamento começa numa igreja Neopentecostal que só fala sobre cura divina, expulsão de demônios e muito pouco da Bíblia”.
11. Anos mais tarde, ele reconsidera sua afirmação, em suas palestras “Avivamento Total”, já de opinião bastante mudada, ele chama tudo isso de “avivamento a brasileira” definindo-o da seguinte forma:
“Avivamento a brasileira” é aquele avivamento que:
a) Tem muito legalismo, porem não conhece santidade;
b) É cheio de emoção, mas sem nenhuma conseqüência profunda de mudança de vida na existência daquele que se arrepia no culto;
c) É aquele que gosta de manipular o poder de Deus, mas não aceita se submeter ao Deus de poder;
d) É aquele que celebra os números extraordinários dos que entram pela porta da frente, mas que não vê a tragédia dos que estão saindo pelas portas do fundo;
e) É este avivamento que está fazendo a igreja crescer muito, mas sem mudar nada no país. E se ele não se converter em verdadeiro, ele será nossa maior catástrofe em, no máximo, 20 anos.
12. Infelizmente esta profecia tem se cumprido hoje, e o que mais vemos são pessoas correndo desenfreadamente em busca do que dá certo.
13. Se proliferam igrejas em toda esquina do Brasil com o intuito de encher seus cofres apelando marketeiramente para as necessidades mais triviais das pessoas.
14. Ora, em uma campanha com um publico de 5 mil pessoas onde somente 3 dão testemunho que deu certo, não torna a campanha legitima, o contraio é que a tornaria legitima.
15. O nosso problema é que em nome da fé, nós acreditamos em tudo sem questionar nada, achando que tudo é de Deus.
Ora, por que nós não podemos viver correndo atrás de um evangelho de resultados?
R: Porque são estas pessoas que buscam resultados que cairão facilmente nas redes do anticristo.
Dt. 13.1-4
2 Tss. 2.3-19
Ap. 16.14
Mt. 24.23,24
16. Quem busca um evangelho de resultados cairá no laço do diabo, esse é o seu fim.
17. Todavia, quem tem uma fé respaldada na Bíblia Sagrada permanecerá firme para glória de Deus.
“Mas pastor, o sr. não entende, é porque eu amo vê milagres, sinais, maravilhas; onde há milagres eu corro para ver, eu me empolgo com isso, isso me dá fé”.
18. Não faça isso meu irmão, pois está escrito em Mt. 7.22,23:
“Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.
B. B. Warfield – “Cremos num Deus que opera maravilhas, mas numa igreja que opera maravilhas”.
19. Devemos honestamente perguntar:
Por que eu tenho de crê na oração de 318 pastores, ou de fazer a corrente da quebra de maldição hereditária, ou de fazer uma cessão do descarrego, ou de tomar um banho com sal grosso?
20. Se eu sei que na palavra de Deus está escrito em:
Jo. 14.13,14 – “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.
I Jo. 5.18 – “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”.
Rm. 8.31-39
21. O crente bíblico é aquele que no bom senso da palavra diz: “Isso pode funcionar, dá resultado, mas se não bate com Bíblia Sagrada, eu não quero”.
2) Toda prática religiosa que acredita que objeto, lugares e frases tem podeeres espirituais em si mesmos, não é fé bíblica, isso é crendice popular.
22. Toda prática de fé que só se expresse como segura se estiver materializada, incorporada, tangibilizada em:
a) uma imagem de escultura;
b) um sabonete ungido, uma botija;
c) um copo com água em cima do rádio;
d) fitinha amarrada no braço, não pode ser fé bíblica.
Por quê?
23. Porque Deus sempre abominou essa prática em Israel.
Nm. 21.4-9
2 Rs. 18.1- 4
24. Os filhos de Israel passaram a acreditar que a serpente de bronze que Moisés fez no deserto, carregava poderes espirituais em si mesma para curá-los.
25. Isso é crendice popular.
26. Quem tinha tais práticas eram os índios primitivos e os escravos africanos, onde uns adoravam os huacas e outrs prestavam culto aos orixás.
Obs: Os huacas e os orixás são a mesma coisa, seriam para eles qualquer rocha, ou árvore, ou gruta com formas estranhas, “pois ali”, dizimam eles, “moram espíritos super poderosos”.
Um amigo foi a um determinado culto, onde o pastor na hora de orar disse: “Levantem as mãos para o céu, e como num gesto de quem está chamando algo, comecem a dizer: vem dinheiro, vem cura, vem casamento feliz, vem saúde; digam isso repetitivamente e no poder das palavras de vocês todas estas coisas virão sem demora”.
Será se precisamos realmente tangibilizar nossa fé em algum objeto ou forma a fim de chamar a atenção de Deus?
Será se precisamos fazer algum sacrifício de fé a fim de que Deus mova sua bondosa mão em nosso favor?
27. Hoje o que muito se fala dentro das igrejas, é que você tem que fazer algum sacrifício para chamar a atenção de Deus.
Qual será o sacrifício de fé que chama a atenção de Deus?
Sl. 51.16,17
Mc. 12.33
Hb. 13.16
28. Fé bíblica é isso, é viver uma vida piedosa para com Deus e o próximo; amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos é este o sacrifício que tem eficácia no céu.
29. Eu não preciso ficar repetindo frases ou tomando copo com água abençoada, ou trazendo fotos e peças de roupas do meu parente para Deus me responder o clamor. Por que não?
30. Porque eu sei que está escrito em:
Rm. 5.10 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
Sl. 46. 1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”.
Sl. 27. 1-3 “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança”.
Eu disse para o irmão que não queria dizer o pedido de oração: Irmão eu quero é que o diabo saiba mesmo, pois eu sei que quando Deus quer abençoar um filho seu não ninguém no inferno que possa impedir a mão de Deus de agir em meu favor (Is.43.13).
3) Toda prática religiosa cujo resultado final seja o meu bem próprio bem-estar e não a glória de Deus, não é fé bíblica, é crendice popular.
31. Esta é uma armadilha espiritual muito perigosa. Por que?
32. Porque até práticas legitimas como ler a Bíblia, orar, jejuar, vir ao culto, evangelizar pode se tornar em meras crendices populares quando praticadas com o alvo errado, ou seja, nosso próprio bem-estar, a fim de que o nosso nome brilhe, de se dá bem barganhando com Deus.
Um amigo meu fez um voto com Deus de ler a Bíblia todas as noites antes de dormir, até Deus lhe arranjar uma namorada. Isso foi a alguns anos atrás. Resultado: ainda hoje ele está solteiro.
33. Isso é crendice popular, não é fé bíblica.
34. Fé bíblica independe do resultado para glorificar a Deus.
Hc. 3.17-19
35. A fé bíblica só tem um alvo o tempo todo – a glória de Deus.
36. A fé bíblica está calcada no caráter de Deus, em suas doces promessas e em sua glória.
37. Ter todas as orações respondidas e Deus não ser glorificado no final, não pode alegrar o coração d crente fiel.
38. Se oramos: “Deus me ajuda pagar as minhas dívidas”, pensando em primeiro lugar na sua glória; onde ele será glorificado?
39. Deus será glorificado no seu testemunho perante os credores. Isso é fé bíblica.
40. Todos vão ver como você é um homem de Deus e uma mulher de Deus.
Você tem fé bíblica ou uma crendice popular?
41. “Tenham fé em Deus”, esta é a palavra de Deus para nós hoje.
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